Manual de Sistemas de Lubrificação e Refrigeração Lubrificação tem, como ação primária, minimizar o atrito entre as partes móveis do motor que trabalham em contato e, como ação secundária, auxiliar no arrefecimento das partes críticas do motor. Devido ao fato dos óleos lubrificantes poderem circular livremente, eles são usados universalmente em motores aeronáuticos, tanto para os motores convencionais quanto para os motores a reação. Em Teoria, a lubrificação fluida é baseada na ação da separação de superfícies, de tal forma que o contato “metal com metal” ocorra com o mínimo de atrito. Enquanto uma película de óleo permanecer contínua, a fricção metálica é substituída por uma fricção interna no fluido lubrificante. Sob condições ideais, a fricção e o desgaste são mantidos em um nível mínimo. Estudando nesse Manual o interessado pelo assunto compreenderá as peculiaridades dos sistemas de lubrificação, tanto nos motores convencionais quanto nos motores a reação. Editora: Asa Soberana Origem: Nacional Ano: 2015 Edição: 1ª Páginas: 40 Formato: Grande